Nós, da Pilot Tech, queremos que você, consumidor, acompanhe seu projeto de energia renovável do começo ao fim. Conheça nossos serviços!
O sistema de compensação de energia elétrica foi regulamentado em 2012, pela ANEEL, através da RN 482/12, e revisado, em 2015, através da RN 687/15. Todas as distribuidoras no Brasil devem obedecer a estas normas. O chamado Sistema de Compensação é internacionalmente conhecido como net metering.
Em geral, sistemas fotovoltaicos autônomos possuem como seu maior benefício e principal aspecto de viabilidade a possibilidade de acesso a locais remotos. Já os sistemas conectados à rede foram extremamente incentivados com a incorporação do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que possibilitou a extinção de equipamentos de armazenamento de energia elétrica e permitiu o abatimento da geração de energia excedente na conta de energia elétrica de cada um dos nossos clientes, reduzindo seu custo. Entretanto, outros diversos benefícios vêm impulsionando o mercado de energia solar fotovoltaica brasileiro, como: Redução na conta de energia elétrica, Compensação de créditos, Valorização do imóvel, Sustentabilidade e Retorno do investimento.
Neste primeiro contato, é fundamental tirar suas dúvidas sobre o sistema fotovoltaico e fornecer algumas informações. Nós faremos uma estimativa de viabilidade inicial e emitiremos uma proposta preliminar.
A nossa equipe realizará uma estimativa, constando análises técnicas e econômicas básicas, que permite avaliar condições financeiras para contratação do sistema fotovoltaico.
Caso a proposta preliminar seja aprovada, realizaremos uma visita técnica ao imóvel para reconhecer e avaliar as reais condições físicas do local, que permitirão uma análise mais precisa e detalhada do projeto. Após a captação de todas as informações, será feito um estudo minucioso e definitivo, onde constarão análises técnicas e econômicas reais. Nesta análise, o projeto de energia renovável estará em suas mãos!
Estando de acordo com nossa proposta detalhada, firmaremos um contrato de prestação de serviços para formalizar o projeto e iniciar os procedimentos.
Formalizado, prepararemos toda a documentação necessária à Solicitação de Acesso, que será apresentada junto à Distribuidora de Energia. Quando aprovado, a Distribuidora emitirá um Parecer de Acesso, permitindo a instalação do sistema conectado à rede.
Em posse do Parecer de Acesso favorável e conforme a disponibilidade do cliente, será agendada e realizada a instalação do sistema no imóvel.
Concluída a instalação do sistema, solicitaremos a vistoria da concessionária, sendo esta responsável por visitar o imóvel, verificar a instalação e equipamentos e emitir seu parecer. Após aprovação, a distribuidora também é responsável por realizar a troca do medidor de energia (do comum pelo bi-direcional). Homologação concluída!
Todo o esforço valerá a pena e seu sistema de energia fotovoltaica estará instalado e gerando energia renovável! Orgulhe-se por contribuir para um planeta mais sustentável!